A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2006-11-18

A geração sandwich


A situação é de gritos





Maria José Nogueira Pinto fala-nos da "geração sandwich", na qual me incluo, a quem todos - avós e filhos - recorrem para se manterem à tona da água...

Quem nos acode a nós?

DN: « (...) Em Portugal começa a tomar forma aquilo a que chamo a "geração sandwich". Estou a falar da geração de activos que cuida dos filhos - que já deviam ser independentes mas não são - e cuida, igualmente, dos pais - que antes morriam e agora estão vivos - e em más condições, com pouca ou nenhuma qualidade de vida e alto grau de dependência.
(...)
A ["geração sandwich" é a] única que segura, com os braços cansados, ascendentes e descendentes sem qualquer rede de serviços de apoio que em outros países os Estados há muito já criaram, a que vai contribuindo com os seus impostos para pagar a despesa pública e que, imprevidentemente, é desconsiderada a ponto de, voltando a Chesterton, não lhe ser dada voz, sequer, para formular a pergunta óbvia: então e nós?»



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!