A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2006-11-19

Por causa de confusões com sistemas de unidades já uma nave espacial se despenhou...

Napoleao_metric (47K) A ideia de que Napoleão era um baixote acaba de revelar-se mais uma mistificação histórica... dos ingleses.

Na altura da sua morte a altura de Napoleão foi registada como sendo 1,69m. Ou seja, Napoleão era ligeiramente mais alto do que a média dos homens franceses da época.

Mas não foi isso que ficou para a posteridade. A ideia de que o Imperador Napoleão era um meia-leca foi passada para a posteridade de muitas maneiras a ponto de "o complexo de Napoleão", usado em Psicologia, denominar o complexo que atinge as pessoas que sofrem por serem baixas.

Concluiu-se agora que tal confusão derivou dos ingleses, que sempre resistiram a usar outro sistema de unidades que não o imperial, quererem conhecer a altura de Napoleão... em polegadas. Vai daí, alguém converteu a altura de Napoleão em polegadas (francesas!) resultando

169cm / (2,71 polegadas/cm) = 62,36 polegadas (francesas!)

Acontece que os ingleses nunca conheceram outras polegadas que não as deles, as inglesas. E cada uma destas vale 2,54 cm. Assim sendo, quando constou aos ingleses que a altura de Napoleão era de 62,36 polegadas logo lhe associaram uma altura que, traduzida em cm dará

62,36 polegadas x 2,54 cm = 158 cm

burros_animados (22K) Ou seja, para os ingleses Napoleão mediria, muito convenientemente, 1,58 m ! Um baixote. Daí até ao complexo de Napoleão... foi um saltinho que o império britânico nunca hesitou em dar.



1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não importa o tamanho dele, as pessoas baixinhas gostam de saber que um grande lider que mudou o mundo como ele tb era baixo.

segunda jan. 12, 02:04:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!