A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2007-01-30

O assunto não é tão simples nem tão evidente como o discurso que o promove


Poluição automóvel

No Jornal de Negócios Eduardo Moura apresenta os usuais argumentos a favor das portagens na entrada das cidades mas vai um pouco mais longe do que é costume e fala-nos, também, dos problemas que tal "solução" traz. Termina apontando para uma medida óbvia que o Governo pode tomar e que, vá-se lá saber porquê, ninguém considera...
No dia em que os automóveis eléctricos estiverem ao mesmo preço dos outros, quem é que não os preferirá?


Eduardo Moura no JNegócios: «(...) Quando se pensa em excesso de trânsito que aflui aos centros das cidades, pensa-se logo em travar o uso do automóvel. Já que actuar pelo lado da oferta de transportes públicos tem sido uma comprovada quimera, o mais sensato parece ser a introdução de portagens no acesso a certas zonas urbanas, investindo na criação de mais parques de estacionamento.

(...) Porém, o assunto não é tão simples nem tão evidente como o discurso que o promove. Apesar disso, os níveis de poluição atingidos nos centros urbanos são de tal maneira proibitivos que seria profundamente errado ignorar o problema. (...)

Entretanto, se o Governo não pode substituir-se aos municípios na decisão de criar portagens urbanas, pelo menos pode legislar no sentido de favorecer fortemente o uso de automóveis movidos a electricidade e a hidrogénio. O trânsito não diminui por esta via mas a poluição sim. E de que maneira.

No dia em que os automóveis eléctricos estiverem ao mesmo preço dos outros, quem é que não os preferirá?

Ora o Governo pode fazer com que isto aconteça. E sempre é mais interessante inquirir porque é que não o faz do que ajuizar porque é que as câmaras não fazem aquilo que o Governo não pode fazer. »



1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

aí está, o preço sempre em causa,como poupar com o que é mais saudável smepre mais caro?

quarta jan. 31, 08:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!