A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2007-02-06

Não gosto do pensamento fundamentalista!


Que direito temos nós de legislar sobre os prazeres dos outros?

Não há dúvida, não gosto do pensamento fundamentalista venha ele de onde vier. A este propósito, embora discorde de muito do que ele diz, recomendo a leitura de um texto de João Marques de Almeida no Diário Económico onde este nos fala dos "novos fundamentalismos".

«(...) Primeiro, começaram por nos dizer em que escola devemos inscrever os nossos filhos, em que hospital nos devemos tratar, e de que modo se deve poupar dinheiro para a nossa velhice. Agora, dizem-nos quais são os hábitos que nos toleram, os prazeres que podemos gozar, a comida que devemos comer, e estamos até a chegar ao ponto de nos quererem dizer os carros que podemos guiar. Não deixa de ser um sinal revelador da enorme confusão em que vivemos quando muitos defendem, simultaneamente, maior liberdade para abortar, mas menos liberdade para comer, a legalização das drogas, mas a proibição de fumar. (...)»



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!