A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2007-12-08

O município de Lyon...

VeloV (22K)

É sempre bom conhecer o que outros, noutros lugares, vão experimentando para, de uma só cajadada, ajudar a resolver o problema do congestionamento de trânsito nas cidades, reduzir a produção de CO2 e melhorar a condição física das pessoas. Parece bom demais para ser verdade não é? Pois é, mas em Lyon estão a conseguir isso mesmo.

VeloV1 (7K)O município de Lyon criou um sistema de aluguer de bicicletas que põe à disposição dos cidadãos, 24h/24horas, 7 dias na semana, para fazerem as suas deslocações no interior da cidade.

Actualmente há um parque de 2000 bicicletas disponíveis e, brevemente, passará a haver 4000.

Para utilizar este serviço os utilizadores têm de fazer uma inscrição prévia, donde resulta um cartão tipo multibanco,VeloV4 (6K) que serve para identificar os utentes e debitar os custos da utilização das bicicletas. Há bicicletas disponíveis em estações de distribuição que distam entre si não mais de 300m.

Para alugar uma bicicleta em cada estação existe uma máquina tipo multibanco onde se introduz o cartão e a senha de validação e depois basta retirar uma das bicletas disponíveis e usá-la. VeloV2 (10K)Se o tempo de utilização até à entrega noutra estação não ultrapassar 30 minutos o custo do aluguer é nulo! Se ultrapassar esse tempo e for menos de 1h30 pode custar entre 0,5€ e 1€ dependente do tipo de "contrato" que tiver feito com o município. Mas se tiver um passe de transportes públicos então a primeira hora é à borla.

Lindo, não é?

VeloV3 (15K)E o mais engraçado disto tudo é que este sistema foi montado sem que o município de Lyon tivesse de investir um cêntimo que fosse nas bicicletas ou nas estações computado-rizadas. Bastou-lhe contratar com uma firma (a JC DecauX) uma concessão de publicidade nas estações e pronto.

VeloV5 (10K)Bom o município de Lyon teve de gastar alguma coisita... Teve de preparar pistas para circulação dos ciclistas, reservar áreas para as estações, e convencer os Lioneses que andar a pé ou de bicicleta é seguro e saudável. Parece que conseguiu pois o serviço está a ser usado por pessoas de todas as idades.



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