A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2008-06-22

Ah... a imbecilidade nacional!

Buzinão (34K)

«O cidadão estava visivelmente satisfeito e aliviado quando me abordou no café, de manhã:

— Então, esteve no buzinão?

— O buzinão, qual buzinão?

Tinha-me esquecido dessa convocatória de indignação cívica, a juntar à paragem terrorista dos camionistas e a anteceder as marchas dos agricultores, dos taxistas e de todos os que querem 'gasóleo verde' — isto é, os cidadãos todos a pagar parte do seu gasóleo.

— Pois eu estive!

O cidadão olhou para mim, de cima a baixo, não conseguindo disfarçar a desilusão que eu lhe havia causado.

— Ah... E buzinou contra quê? — perguntei maldosamente.

— Contra quê? Contra o preço dos combustíveis,claro!

— Pois, o preço dos combustíveis... E buzinaram contra quem: contra os produtores de petróleo, contra os especuladores internacionais, contra os chineses e os indianos?

O homem olhou para mim como se o sol da manhã me tivesse feito mal à cabeça.

— Ora essa! O buzinão era contra o Governo, e isto é só princípio!

E virou-me as costas, orgulhoso da sua prestação cívica e da lição que me havia dado. Vi-o embarcar no seu carro com uma bandeirinha nacional flutuando à janela — sinal inequívoco de que ali estava um patriota de gema, que de manhã buzina contra o Governo, que não é capaz de inventar poços de petróleo, e o resto do dia buzina em apoio à nossa Selecção.»

Miguel Sousa Tavares, no Expresso desta Semana



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!