A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2008-09-04

As fanfarronadas ocidentais

Luciano Amaral, no "Meia Hora" de hoje, diz algumas verdades sobre as quais todos devemos meditar.

«Em Maio de 1939, o pacifista francês de direita Marcel Déat perguntava: “Morrer por Danzig?” De facto, quem, em França, estava disposto a combater por uma obscura disputa territorial entre a Alemanha e a Polónia? Quatro meses depois, Hitler entrava na Polónia e começava a II Guerra Mundial; um ano depois, entrava em França e subjugava-a em três semanas.

Em Agosto de 2008, a Geórgia também aprendeu que os americanos e os europeus não estão dispostos a morrer por ela. De nada lhe serviu ter a maior potência militar do mundo como amiga nem candidatar-se à UE e à NATO. As grandes fanfarronadas ocidentais sobre a democracia mostraram o que são, meras fanfarronadas.

O comportamento da UE, então, deveria ficar registado para sempre como caso de manual. Na hora da verdade, cada país regressou ao seu “egoísmo” nacional: os países fronteiros à Rússia (Polónia, República Checa, Repúblicas bálticas, Suécia e Finlândia) mais a Inglaterra exigiram firmeza; a França, a Alemanha e a Itália exigiram moderação; e o resto vogou na mais olímpica indiferença.

Ou seja, de um dia para o outro, a Europa passou de ser a mais maravilhosa união política da humanidade para uma simples colecção de Estados incapazes de se entenderem sobre ameaças nas suas fronteiras (...)»



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!