A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2009-08-29

Uma história bonita...

Um dia, enquanto trabalhava para ganhar o pão para a sua família, um pobre lavrador escocês ouviu um pedido de socorro proveniente de um pântano. O lavrador largou tudo o que estava a fazer e correu até ao pântano onde deparou com um rapazinho, enterrado até à cintura, gritando por socorro e tentando desesperadamente libertar-se do lamaçal onde caíra.
O lavrador retirou o rapazinho do pântano, salvando-o assim da morte certa.



No dia seguinte, o pai do rapazinho - um nobre rico - foi ter com o lavrador à sua humilde casa e disse-lhe: "Quero recompensá-lo. O senhor salvou a vida do meu filho".
"Obrigado mas não posso aceitar dinheiro pelo que fiz", respondeu o lavrador escocês.
Nesse momento, o filho do lavrador assomou à porta de casa e o nobre questionou: "É o seu filho?"..
"Sim", respondeu orgulhosamente o humilde lavrador.
"Então, deixe-me proporcionar ao seu filho o mesmo nível de instrução que proporcionarei ao meu. Se o seu rapaz sair ao senhor, não tenho dúvida alguma que se converterá num homem de que ambos nos orgulharemos."
O lavrador aceitou esta proposta e, na sequência, o filho frequentou as melhores escolas e licenciou-se em Medicina na famosa Escola Médica do St. Mary's Hospital de Londres.
Tornou-se um médico brilhante e ficou mundialmente conhecido como
Dr. Alexander Fleming, o descobridor da Penicilina.

E pronto, acabou a história...
Não. Ainda há mais!

Anos depois, o "rapazinho" que havia sido salvo do pântano adoeceu com uma pneumonia. E desta vez, quem salvou a sua vida? ...A PENICILINA! Quem era o nobre, que investiu na formação do Dr. Alexander Fleming? Sir Randolph Churchill. E o filho do nobre, que foi duas vezes salvo pela família Fleming?
Sir Winston Churchill.

PRONTO! Agora acabou mesmo a história. Ou será que há mais alguma coisa?...
Pois há. Vejam aqui o que eu encontrei na Wikipédia depois de preparar o post.

«A história popular que conta que o pai de Winston Churchill pagou a educação de Fleming depois que o pai deste salvou Winston da morte é falsa. donaldfurioso (4K)De acordo com a biografia "Penicillin Man: Alexander Fleming and the Antibiotic Revolution", de Kevin Brown, Alexander Fleming disse que se tratava de uma “maravilhosa fábula”. Também não foi ele que salvou Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial. Churchill foi salvo pelo Lord Moran, usando sulfonamidas, já que Fleming ainda não possuía experiência com a penicilina quando Churcill adoeceu em Cartago, Tunísia, em 1943. Os jornais Daily Telegraph e The Morning Post de 21 de dezembro de 1943 disseram que ele havia sido salvo pela penicilina. É provável que, como a sulfonamida era uma descoberta alemã e Inglaterra estava em guerra com a Alemanha, o orgulho patriótico pelas milagrosas curas com a penicilina tenha feito com que os erros dos jornais ocorressem.»



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!