A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2010-03-17

Os extintores não estavam lá (por razões de segurança...)

extintor (26K)Em 11 de Maio de 1985 um incêndio destruiu uma tribuna do estádio de Bradford, (norte da Inglaterra) causando a morte de 56 pessoas e ferindo mais de 200.

O Bradford City Football Club jogava em casa, no antigo estádio Valley Parade (construído em 1908), contra o Lincoln e festejava a conquista do título da 3ª divisão. O estádio tinha cerca de 11000 espectadores quando, no decorrer do primeiro tempo, um dos espectadores deitou fora uma beata de cigarro acesa.

Os espectadores que estavam na zona onde começou o incêndio começaram por sentir os pés a aquecer e só depois viram aparecer as primeiras chamas. Houve quem procurasse um extintor mas sem sucesso dado que tinham sido retirados para evitar o seu uso como objecto de arremesso...

O pequeno incêndio que se gerou por baixo das bancadas de madeira cresceu rapidamente e alastrou de forma incontrolada. Quando o fogo atingiu a cobertura do estádio (em madeira revestida de alcatrão) a situação tornou-se caótica.

A tragédia ficou documentada num filme que mostra o risco que se corre em eventos desta natureza quando as instalações não reunem as condições mínimas de segurança.

As imagens são perturbadoras mas didáticas. O relógio que aparece nas imagens mostra a rapidez com que a tragédia evoluiu. Percebe-se porque é que a quase totalidade dos mortos foram pessoas com menos de 20 ou mais de 70 anos.

Se for facilmente impressionável não veja o filme abaixo.



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!