A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2011-07-28

A fusão das calotes polares pode elevar o nível dos oceanos?

aquecimento_global (37K)

Por efeito do fenómeno do "aquecimento global" um pouco por todo o lado os glaciares e grandes massas de gelo estão a diminuir por efeito da fusão do gelo. Mas o resultado dessa fusão, embora desastroso para muitos locais próximos do mar (e para os pobres ursos como o da foto) não é, no imediato, TÃO catastrófico como muitas vezes se quer fazer passar a ideia.

Para ocorrerem subidas do nível dos oceanos de 50 ou 60 m significaria que se dava a fusão integral dos gelos da Antártida o que não é para já dado a temperatura média no polo sul andar pelos -37ºC.

bg_weather_0005 (4K)No que respeita ao polo norte já a situação é diferente. Aí o gelo está a derreter rapidamente mas como se trata de massas de gelo gigantes que estão a flutuar a sua fusão não irá alterar o nível dos oceanos.

Mais próximo de nós, e com efeitos bem mais graves, seria a fusão integral dos glaciares da Gronelandia. Neste caso - possível e a decorrer - o aumento do nível dos mares seria de 6 a 7 metros.

Mas o problema mais complicado parece residir no facto de que o degelo contribui para libertar gases que, por sua vez, vão acelerar o "efeito de estufa"...

Acerca do degelo das calotes polares


Acerca do degelo da Gronelândia



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!