A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2011-09-13

Adivinhem a moral desta estória...

Monkey_experiment (21K)
Numa experiência científica um grupo de cientistas, colocou cinco macacos numa jaula. No meio foi posta uma escada e no topo um cacho de bananas. Sempre que um macaco subia a escada para ir buscar as bananas, os cientistas regavam com um jacto de água fria os macacos que estavam no chão.

Ao fim de algum tempo, quando um dos macaco tentava subir a escada, os outros agarravam-no e batiam-lhe, impedindo-o de subir.

Após algum tempo, os macacos desistiram de subir a escada, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi tentar subir a escada, sendo impedido pelos restantes - que ainda tinham apanhado o banho gelado - que lhe pregaram uma valente sova.

Depois de algumas tareias, o novo macaco do grupo deixou de tentar subir a escada.

Um segundo macaco foi introduzido (por troca com um dos veteranos) e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com grande entusiasmo, na sova do novato.

Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu.

Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas ficaram então com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo apanhado o banho de água fria, continuavam a bater naquele que tentasse agarrar as bananas.

Como não conseguissem esclarecer o mistério os cientistas decidiram ensinar linguagem gestual ao bando de macacos na esperança de virem a entender o seu comportamento agressivo caso conseguissem comunicar directamente com eles. monkey1 (78K)

O projecto teve sucesso e, finalmente, chegou o dia em foi possível perguntar a um dos macacos porque é que eles batiam em quem tentasse subir a escada.

A resposta, rápida, foi: "Não sei, mas as coisas por aqui sempre foram assim!".



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!