A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2012-04-13

Diferença entre eficiência e eficácia



  • Eficácia -> traduz a medida em que se consegue que os resultados correspondam aos objectivos (um sistema é tanto mais eficaz quanto melhor for a correspondência entre os resultados efectivamente obtidos e os objectivos pretendidos).
  • Eficiência -> traduz a medida em que os meios disponíveis são aproveitados para se atingirem os resultados (um sistema é tanto mais eficiente quanto melhor aproveitar os meios disponíveis para alcançar os resultados).
  • Pertinência -> traduz a medida em que os meios disponíveis são adequados para se atingirem os objectivos (um sistema é tanto mais pertinente quanto mais adequados forem os meios disponíveis para se alcançarem os objectivos pretendidos).

  • NOTA - a Eficácia conseguida na obtenção dos Resultados depende da Pertinência dos Meios disponíveis e da Eficiência com que esses Meios forem utilizados.


    Quando me debrucei sobre este assunto procurei esclarecer, por mim, a diferença entre eficiência e eficácia mas os elementos que recolhi nas mais diversas fontes eram pouco claros e, nalguns casos, confusos. Valeu-me o saber de um amigo que há longos anos se interessa por estas matérias e que partilhou comigo o seu conhecimento. Uma vez mais: obrigado!

    Etiquetas: ,



    1 Comments:

    Blogger João Esteves said...

    Bastante clara e esclarecedora a distinção aqui feita entre estes termos.

    terça mai. 01, 08:40:00 da tarde  

    Enviar um comentário

    << Home

    Web Pages referring to this page
    Link to this page and get a link back!