A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2013-11-02

Finalmente, o inquérito

troika (19K)

Chegou uma boa notícia das bandas do Parlamento Europeu.

É que - finalmente! - esta instituição terá decidido avançar com um inquérito à acção da Troika nos países sob assistência financeira.

Já aqui (...) chamei a atenção para a necessidade do Parlamento Europeu instaurar esse inquérito às instituições comunitárias envolvidas, em particular a Comissão Europeia.

De facto, sendo esta a guardiã dos tratados, tem actuado de forma inaceitável em todo este processo dos programas de assistência financeira. A saber:

  • violando permanente e sistematicamente o Tratado de Lisboa, ao exigir medidas, em particular no domínio das leis laborais e dos apoios sociais, que vão claramente contra as disposições do tratado, incluindo a Carta de Direitos Fundamentais.

  • violando ainda o tratado ao pôr-se inteiramente ao lado dos estados credores contra os devedores, assim violando o seu dever de independência, consagrado no Tratado.

  • informando mal o Conselho, ao comunicar que Portugal e outros estados vão no bom caminho, quando a realidade desmente essa afirmação de forma clara.

  • demonstrando uma grande incompetência técnica ao impor objectivos de política económica inexequíveis.

  • São de tal forma graves e sistemáticas as tropelias da Comissão que, em minha opinião, se o inquérito for prosseguido de forma séria e rigorosa, irá desembocar necessariamente numa moção de censura que poderá fazer demitir a Comissão ainda antes das eleições para o Parlamento Europeu no próximo ano.

    Pode ser que os parlamentares queiram fazer da Comissão bode expiatório de tudo o que corre mal na Europa. Mas, se assim é, então nunca o papel de bode expiatório assentou tão bem.
    João Ferreira do Amaral


    Veja mais sobre os malefícios da Troika aqui
    queda_do_PIB_durante_a_Troika (23K)

    Destruiçao_de_emprego_durante_a_Troika (20K)



    Web Pages referring to this page
    Link to this page and get a link back!